Translate / Tradutor

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

Ruínas Fotográficas

Durante o período de recesso do Studio Kaena, eu e minha irmã aproveitamos para nos inspirarmos ainda mais a partir de tudo o que vimos e vivemos neste mês de janeiro. Fizemos uma viagem maravilhosa para Roma, na Itália, e Paris, na França. As duas cidades são deslumbrantes, mas Roma chamou a minha atenção para alguns pontos específicos. 

Estar em um dos lugares onde a civilização ocidental começou faz você refletir sobre o tempo, as pessoas, os monumentos históricos em ruínas e as memórias ali deixadas que jamais serão apagadas. Estamos falando de uma época em que ainda não ocorriam a Revolução Industrial e o desenvolvimento tecnológico, e a cidade de Roma guarda diversas ruínas ainda do período A.C. (Antes de Cristo). Ou seja, absolutamente nada ficou registrado em imagens fotográficas, apenas em ilustrações e reproduções feitas a partir dos relatos em documentos escritos.

Passeamos por lugares que foram palco de grandes espetáculos de batalhas entre gladiadores e, ainda, pelo que restou das ruas de Roma antiga, o que foi uma verdadeira caminhada entre inúmeras ruínas de templos históricos, de mercados de especiarias , das casas e ruas do cotidiano romano de centenas de anos atrás. Imaginem que extraordinário se houvesse fotos disso tudo. E foi nisso que fiquei pensando durante os passeios. 

Ruínas em Roma do que já foi palco do cotidiano romano. / Foto por: Flávia Xavier (Studio Kaena)

Tudo o que ali foi vivido tem uma importância enorme para a história da humanidade. Humanidade essa que evoluiu, que aprendeu a construir monumentos cada vez mais impactantes, que desenvolveu matérias-primas como o vidro, o tijolo e outros materiais utilizados nas construções, humanidade que estudou, se aprimorou e hoje já registra suas memórias em fotografias. Fotografias essas que se tornam documentos históricos, não só pela qualidade de quem fez a foto, mas também pela relevância que é, de fato, poder capturar a história em figuras reais, e não desenhadas. 

A primeira imagem registrada de que se tem notícia no mundo foi tirada no ano de 1826 pelo francês Joseph Nicéphore Niépce. Ele levou, aproximadamente, oito horas para gravar uma imagem de seu jardim, utilizando uma caixa de madeira numa folha de papel sensibilizado quimicamente, técnica a qual alguns inventores de sua época já vinham tentando usar para captar figuras, mas sem obter sucesso. 

Niépce venceu pela paciência e persistência, pois iniciou seus experimentos em fotografia em 1793, com apenas 28 anos, mas todos os resultados escureciam rapidamente, impossibilitando o registro. Hoje, é reconhecido como o inventor da fotografia, graças à imagem abaixo, considerada tesouro nacional da França (e internacional do mundo) e pertencente à Biblioteca Nacional da França, situada em Paris. 

Joseph Niépce, inventor da Fotografia.

Primeira imagem registrada no mundo, feita por Niépce, em seu jardim.

Sem dúvidas a imagem dele se tornou mais que uma simples figura: ela virou um documento importante da História da humanidade. E a primeira fotografia? Também foi obra de Niépce, no mesmo ano de 1826. Nomeada de "View from the Window at Le Gras", o título faz referência à imagem feita através da janela do inventor francês, na cidade de Saint-Loup-de-Varennes (região de Borgonha), na França. Hoje, a casa onde ele morava é um museu histórico de fotografia. O telhado registrado pelo francês não existe mais, mas nesta imagem, refeita e aprimorada digitalmente, podemos ver com maiores detalhes o que Niépce captou em 1826. 


À esquerda, reprodução digital da primeira foto do mundo. À direita, casa de Niépce atualmente, onde funciona o Museu Histórico de Fotografia.
Primeira fotografia do mundo, registrada por Joseph Niépce, em 1826.

Modelo da câmera fotográfica usada por Niépce, conhecida na época como câmara escura. 

A janela em destaque é de onde Niépce registrou a primeira fotografia do mundo. 

Foi este pensamento que me veio durante toda a viagem: "Imagina se tivesse foto disso! ; " Poxa, queria ver foto daquilo!" ; No entanto, na época da Roma antiga ainda faltava muito, mas muito para a magia fotográfica surgir no mundo. Me contentei com as ilustrações, que também são lindas, e que mostram um pouquinho sobre a realidade antiga. 


Ilustração em livro reproduz o que hoje são apenas ruínas. / Foto por: Flávia Xavier (Studio Kaena).

Estar em uma das cidades onde o mundo ocidental nasceu e no país onde a fotografia surgiu foi uma experiência essencial para nós, sócias do Studio Kaena, traçarmos com ainda mais clareza os caminhos certos para nossa empresa. 

Beijos cheeeios de flashes para nossos leitores e clientes!