Translate / Tradutor

segunda-feira, 17 de outubro de 2016

Por que as crianças precisam beber mais água do que os adultos?

Todo mundo sabe que beber água é super importante e que precisamos de, no mínimo, 2 litros de líquido por dia para estarmos saudáveis. Mesmo cientes disso, a verdade é que quase ninguém segue essas recomendações. Mas vocês sabiam que se hidratar é ainda mais importante para as crianças do que para os adultos? E é sobre isso que vou falar hoje. 

Fonte da imagem: eensino.blogspot.com.br

O corpo adulto é constituído, em média, por 60% de água. O bebê, ao nascer, tem aproximadamente 80% de água em sua composição corporal, o que diminui para cerca de 70% nas primeiras semanas e atinge até 65% ao longo do primeiro ano de vida. Uma pessoa pode aguentar até 50 dias sem comida, mas apenas 4 sem água. 

Fonte do gráfico: blog.mcientifica.com.br

No entanto, vale ressaltar que, durante os primeiros seis meses após o nascimento, o neném não precisa beber água, pois a própria amamentação já supre as necessidades diárias de hidratação. É muito importante que todas as mães saibam disso, pois um simples copo d´água para um recém-nascido pode provocar diarreia e vômitos, causando desidratação. Isso acontece porque o intestino e estômago da criança pequena estão ainda se formando. Por isso, quem realmente precisa beber muita água durante esta fase são as mamães, garantido assim os nutrientes necessários para o leite materno. 

Fonte da imagem: metodomaisvida.com.br/

Crianças suam menos que adultos, logo, elas têm menor capacidade de dispersar o calor do corpo. Isso pode fazer com que não sintam vontade de beber água toda hora, e é aí que entra a importância dos pais em oferecerem líquido várias vezes ao dia, especialmente quando estiver calor. Legumes, frutas, verduras e sucos também ajudam na hidratação, mas fique atento ao escolher o suco: dê preferência aos que são batidos com água, e não aos industrializados. 

Lembre-se de que hidratar os pequenos colabora para que seus rins, bexiga e intestino funcionem melhor, fazendo com que o organismo trabalhe corretamente e, consequentemente, deixando pais e filhos mais tranquilos. 

Dicas do Studio Kaena: 

1) Não espere seu filho pedir; ofereça água de hora em hora para ele.

2) Compre um copão de 500ml bem bonito e temático. Encha ele de água e deixe perto do seu filho o dia todo. Sem perceber, ele vai tomar tudo e ainda vai querer mais!

3) Se ele não quiser beber água de jeito nenhum, mesmo com você oferecendo, tente propor alguma recompensa que ele goste. Por exemplo: Se você tomar esse copo inteiro, vamos passear no seu lugar favorito no final de semana. Ou então: Se beber tudo, vamos fazer o seu prato favorito no próximo almoço. E por aí vai!

4) Crianças não gostam de parar a brincadeira no meio para beber água ou fazer xixi. Portanto, force seu filho (carinhosamente!) a dar algumas pausas para se hidratar e ir ao banheiro ao longo do dia. 

5) Beba muita água na frente de seu filho. Crianças tendem a imitar o comportamento dos pais. 




Por hoje é isso. Espero que este post ajude muitas mamães e papais a hidratarem de maneira correta seus pequenos!

Beijos com muitos flashes para vocês!