Translate / Tradutor

segunda-feira, 3 de outubro de 2016

Nos Bastidores de Harry Potter...

Todo mundo sabe quem é Harry Potter. Se alguém ainda tem dúvidas, o bruxinho mais famoso do mundo é o protagonista de uma série de sete livros, escritos pela autora britânica J.K. Rowling. Além disso, a história deu vida a oito filmes que foram sucesso de bilheteria mundial.

Em outubro, juntamos os dias das Crianças, dos Professores e das Bruxas em um só ensaio, desenvolvendo cenários e buscando acessórios diretamente relacionados ao Harry Potter. No entanto, o toque principal, e o que realmente causa um diferencial nas imagens, é a colocação certa da luz ideal para cada cena retratada na sessão fotográfica, onde procuramos ser bastante fiéis ao que foi mostrado nos filmes, bem como descrito nos livros. Para tudo isso, foi preciso estudar, e acabamos descobrindo curiosidades interessantes sobre o assunto.

Nosso cliente/bruxinho voando na Firebolt mais moderna do mercado.

Luz é fundamental para trazermos a identidade da série "Harry Potter" para o Studio Kaena. Cada iluminação deve ser avaliada, pensada e repensada, e a edição precisa receber atenção especial, a fim de que seja milimetricamente detalhada. Não foi diferente com as gravações nos estúdios da Warner Bros.
 
O sexto filme, por exemplo, "Harry Potter e o Enigma do Príncipe", recebeu um visual diferente dos anteriores, pois foi o único que teve a participação de um conceituado diretor de fotografia, Bruno Delbonnel. Graças ao seu talento, as imagens contam muito da história sem necessitar de diálogo, além de serem sombrias, mas ao mesmo tempo fazerem do filme algo extravagante e mágico.

A imagem produzida por Delbonnel fala por si.

As tomadas dentro da escola são bem iluminadas, mostrando muita vida e agitação.

Conforme o ano passa e as coisas vão acontecendo, os personagens vão ficando mais isolados. A iluminação das cenas vai ficando mais escura e com menos cores, até mesmo o campo de Quadribol, que é um lugar sempre alegre.





Isso acontece porque a cor, muitas vezes, reflete a ação ou a emoção de uma cena. Em nosso caso, na fotografia. Delbonnel foi indicado (merecidamente) ao Oscar por este filme. 

Voltando um pouco na história, o primeiro filme da série, "Harry Potter e a Pedra Filosofal", enfrentou uma pequena dificuldade em sua fase de pré-produção: Steven Spielberg recusou fazer a direção. Se ele soubesse que a bilheteria arrecadaria em torno de US$ 975 milhões (dólares) em todo o mundo, certamente teria mudado de ideia, não é mesmo? Mas quem acabou ficando com o cargo foi Chris Columbus, mesmo diretor do grande sucesso dos anos 90 “Esqueceram de Mim”.

Um dos cenários que reproduzimos aqui no estúdio é o da Plataforma 9 3/4, local de embarque para o Expresso de Hogwarts. Acontece que ela realmente existe e está situada em Londres, na estação de King´s Cross, entre as Plataformas 9 e 10, onde foi instalada uma placa idêntica à original, em homenagem à série literária e aos filmes.



No momento, esta passagem mágica de bruxos está localizada no Studio Kaena, como vocês podem observar.



Também temos o famoso e tradicional salão principal, onde são dadas as boas vindas no início de cada ano letivo. O cenário original foi mantido em perfeito estado pela Warner Bros, e fica a 30 km de Londres, nos esúdios Leavesden. Desde 2012 são permitidas visitações ao local, onde é possível passear pelos sets originais em que foram filmados os oito filmes da saga "Harry Potter".

Para onde nosso Chapéu Seletor vai te mandar?

Salão Principal dos estúdios da Warner, aberto para visitação.

Por fim, duas imagens divertidas e inusitadas, que você nunca pensou em ver na série "Harry Potter".


Já imaginou a malvada Bellatrix neste clima de amizade com o Harry?

Que tal Dumbledore e Voldemort no estilo "melhores amigos"?

Por hoje foi isso! Acho que o post ficou um pouquinho grande, mas espero que vocês aproveitem muito!

Beijos cheeeeios de flashes!!!