Fotografia de bebê é algo que chama muita atenção de qualquer pessoa. Claro, eles são umas gracinhas, não têm como não serem fotogênicos! O ensaio Newborn (de recém-nascido) faz sucesso, hoje, em diversos países. Mas como tudo tem um começo, alguém lá atrás deu o primeiro passo e chamou a atenção do mundo para este tipo de imagem. O nome dela é Anne Gueddes.
Anne Gueddes. |
Nascida em 1956, a fotógrafa australiana iniciou sua carreira ao se mudar com seu marido para a Nova Zelândia, em 1988. Ela abriu um estúdio e teve sua primeira foto divulgada em uma revista local, destacando-se por seu estilo inovador e diferente. Pouco tempo depois, seu negócio prosperou e, em 1991, Anne veio a fazer uma de suas imagens mais conhecidas: dos gêmeos "Cabbage Kids", que em português seria "Crianças Repolho".
Anne Gueddes começou, então, a lançar cartões e calendários com as mais variadas e divertidas fotos de crianças. Ela as colocava dentro de legumes, verduras, flores e potes, entre outras ideias ainda inéditas naquela época, o que a fez ganhar grande reconhecimento e vários prêmios em sua área. Veja algumas dessas imagens.
A fotógrafa publicou livros de enorme sucesso, e continua em alta até hoje: assinou contrato para lançar calendários até, pelo menos, o ano de 2019. Os livros de Anne venderam mais de 18 milhões de cópias em todo o mundo e foram traduzidos em 24 idiomas, incluindo o português.
Um dos livros de grande sucesso de Anne Gueddes. |
Mais um fenômeno de vendas da fotógrafa. |
O trabalho de Anne Gueddes não é diretamente com as famílias como o da fotografia Newborn, pois o que ela faz é mais comercial, lidando especificamente com Casting de bebês. No entanto, não dá para negar que foi ela quem inspirou o início do mercado de fotos para recém-nascidos e crianças, que veio a tomar forma mais específica em 2005, com as irmãs gêmeas americanas Kelley Ryden e Tracy Raver. Elas moldaram a fotografia infantil e a transformaram neste formato que vemos hoje.
Kelley e Tracy estudaram sobre a fisiologia dos bebês e conversaram com pediatras e fisioterapeutas, a fim de entender que tipo de posicionamento poderiam fazer com as crianças. Elas criaram algumas das posições mais conhecidas e badaladas do mundo Newborn: a pose do queixinho e a do saco de batata.
Pose do queixinho. |
Pose do saco de batata. |
Atualmente, as irmãs não fotografam mais para famílias, pois vivem da renda de seus workshops, realizados em Los Angeles, na California (EUA). Uma única aula com elas chega a custar US$ 1.900 (Exatamente: dólares!).
Para quem trabalha nesta área, quer se aprimorar e não pode investir tão alto, o mercado oferece um universo de workshops, ministrados pelos mais variados profissionais. Além disso, existem muitos livros sobre o assunto, sem contar com os sites e blogs. A informação sempre está ao alcance; basta querer alcançá-la!
Por hoje é isso! Quis falar um pouquinho sobre como a fotografia Newborn começou a aparecer porque sei que todos adoram, mas acho interessante saber de onde veio. Espero que tenham gostado e entendido um pouco melhor sobre o assunto.
Beijos cheeeios de flashes!