Translate / Tradutor

segunda-feira, 10 de outubro de 2016

Como Surgiu a Fotografia de Bebês?

Fotografia de bebê é algo que chama muita atenção de qualquer pessoa. Claro, eles são umas gracinhas, não têm como não serem fotogênicos! O ensaio Newborn (de recém-nascido) faz sucesso, hoje, em diversos países. Mas como tudo tem um começo, alguém lá atrás deu o primeiro passo e chamou a atenção do mundo para este tipo de imagem. O nome dela é Anne Gueddes.

Anne Gueddes.

Nascida em 1956, a fotógrafa australiana iniciou sua carreira ao se mudar com seu marido para a Nova Zelândia, em 1988. Ela abriu um estúdio e teve sua primeira foto divulgada em uma revista local, destacando-se por seu estilo inovador e diferente. Pouco tempo depois, seu negócio prosperou e, em 1991, Anne veio a fazer uma de suas imagens mais conhecidas: dos gêmeos "Cabbage Kids", que em português seria "Crianças Repolho". 


Anne Gueddes começou, então, a lançar cartões e calendários com as mais variadas e divertidas fotos de crianças. Ela as colocava dentro de legumes, verduras, flores e potes, entre outras ideias ainda inéditas naquela época, o que a fez ganhar grande reconhecimento e vários prêmios em sua área. Veja algumas dessas imagens.






A fotógrafa publicou livros de enorme sucesso, e continua em alta até hoje: assinou contrato para lançar calendários até, pelo menos, o ano de 2019. Os livros de Anne venderam mais de 18 milhões de cópias em todo o mundo e foram traduzidos em 24 idiomas, incluindo o português. 


Um dos livros de grande sucesso de Anne Gueddes.


Mais um fenômeno de vendas da fotógrafa.

O trabalho de Anne Gueddes não é diretamente com as famílias como o da fotografia Newborn, pois o que ela faz é mais comercial, lidando especificamente com Casting de bebês. No entanto, não dá para negar que foi ela quem inspirou o início do mercado de fotos para recém-nascidos e crianças, que veio a tomar forma mais específica em 2005, com as irmãs gêmeas americanas Kelley Ryden e Tracy Raver. Elas moldaram a fotografia infantil e a transformaram neste formato que vemos hoje. 


Kelley e Tracy estudaram sobre a fisiologia dos bebês e conversaram com pediatras e fisioterapeutas, a fim de entender que tipo de posicionamento poderiam fazer com as crianças. Elas criaram algumas das posições mais conhecidas e badaladas do mundo Newborn: a pose do queixinho e a do saco de batata.

Pose do queixinho.

Pose do saco de batata.

Atualmente, as irmãs não fotografam mais para famílias, pois vivem da renda de seus workshops, realizados em Los Angeles, na California (EUA). Uma única aula com elas chega a custar US$ 1.900 (Exatamente: dólares!). 

Para quem trabalha nesta área, quer se aprimorar e não pode investir tão alto, o mercado oferece um universo de workshops, ministrados pelos mais variados profissionais. Além disso, existem muitos livros sobre o assunto, sem contar com os sites e blogs. A informação sempre está ao alcance; basta querer alcançá-la! 

Por hoje é isso! Quis falar um pouquinho sobre como a fotografia Newborn começou a aparecer porque sei que todos adoram, mas acho interessante saber de onde veio. Espero que tenham gostado e entendido um pouco melhor sobre o assunto.

Beijos cheeeios de flashes!