O Studio Kaena acaba de voltar de Paris. Fizemos a cobertura fotográfica completa do Congresso de l'Association Française de Sémiotique 2017, um evento tão grandioso quanto o local onde ocorreu: UNESCO.
Vista para a Torre Eiffel, jardins com lagos e flores, sol, chuva, arco-íris, salas impecáveis, salões históricos no Hotel de Ville, exposições no moderno museu do Pompidou, inauguração em pleno Boulevard Raspail e muita gente bacana. Teve tudo isso e mais um pouco ao longo dos cinco dias em que trabalhamos neste Congresso.
No entanto, o que mais nos chamou atenção foi o local pitoresco em que nos hospedamos: um telhado. Não podia ter nada mais inspirador do que estar em um verdadeiro telhadinho parisiense trabalhando nas edições e postagens das fotos do Congresso. Aliás, melhor que isso só dois telhadinhos. E não é que teve?
O primeiro, um apartamento completo, pertinho do Jardin de Luxembourg, com sala, quarto, cozinha, banheiro, janelas amplas, tetos solares e varanda: aquele sonho de lugar em que você sempre quis morar mas nunca soube que existia. O segundo, uma suíte no estilo monárquico, com direito a cama de princesa e varandinha com vista para a Notre-Dame e cidade.
Vista do primeiro telhadinho em que nos hospedamos. Foto de celular. |
Vista do segundo telhadinho. Foto de celular. |
Foi aí que descobrimos a magia dos telhadinhos. Eles são charmosos, únicos, diferentes, peculiares e pequenos. Ideal para o Studio Kaena! Construídos no século XIX (19) durante a grande reforma ocorrida em Paris, os "chambres de bonnes", ou "telhadinhos", foram criados para servirem de quartos para os empregados domésticos da época.
Apesar da falta de conforto e de espaço que os telhados proporcionavam antigamente, hoje eles são pedacinhos de história e charme tomando conta dos "arrondissements", estando presentes em todos os bairros de Paris, com vistas privilegiadas para os monumentos e ruas da cidade.
Só estando dentro de um telhadinho para conseguir entender o que se passa pela nossa cabeça ali. A curiosidade de saber o que já foi vivido naquele local, como foi a construção, se as condições de vida eram muito precárias, quantos empregados dormiam ali.
São muitas perguntas e as respostas ficam por conta dos relatos históricos e da nossa imaginação. Mas de uma coisa nós temos certeza: agora, o Studio Kaena também faz parte dessas memórias.
Arco-íris visto de nossa varanda. Magia do telhadinho. Foto de celular. |
Dois arco-íris colorindo o céu de nosso telhadinho. Foto de celular. |